Ensaio pré-selecionado de Maneco Magnesio

É a vida que segue. É a vida que segue, apesar do COVID-19. É a vida que segue para os que permanecem. É a vida que segue para aqueles que tiveram perdas, grandes ou pequenas. Toda vida importa, toda vida deveria importar. Mas quem perdeu alguém muito próximo sente que a vida já não segue como deveria, aquela lacuna, aquele vácuo deixado ocupa muito espaço, é o vazio o que permanece. “E daí? Não sou coveiro!”, ele respondeu com ironia. É certo que a vida deste ser abjeto segue em frente. Sem lacunas, sem conviver com o vazio das famílias que são obrigadas a seguir apesar de suas perdas. Não tenho como aceitar essa realidade sem indignação, não tenho como encontrar fôlego depois de mergulhar no mar de mortos que poderiam ter sido poupados. Não tenho como respirar e prosseguir da mesma forma, como se nada estivesse acontecendo. Mas prossigo. Meu trabalho é conviver com o cheiro de medo nas ruas e encarar a “nova realidade”. É a vida que segue.

A “nova realidade” é a velha realidade usando máscara. Muitas vezes na testa, no queixo, ou tirando para atender o celular ou fumar. A “nova realidade” tenta seguir as novas regras sanitárias de manter distância de 1,5 m, usar álcool gel e lavar sempre as mãos com água e sabão. Mas dificilmente se consegue, “demora pra gente se acostumar”. A “nova realidade” quer uma vacina que “resolva isso tudo o mais rápido possível” para voltar à velha realidade, para que os filhos possam voltar logo pra escola, senão vão ter que mandar “nem que seja de burca!”. Na “nova realidade” não existem mais as outras doenças, “só tem gente morrendo de corona! Vc já reparou? Ninguém morre mais de outra coisa!”. É a vida que segue. E eu sigo com minha câmera. Aos poucos registrando o cotidiano que se renova. Apesar de tudo.

Seja um protagonista da exposição Convocatória PEF 2020 na Quadra da Matriz. ©Nereu JR

Lembramos que, com a nova data do Festival, de 21 a 25 de outubro, as inscrições da Convocatória em Foco, nas categorias Ensaio, Fotos Únicas e Selfie em Foco, ficarão abertas até dia 15 de setembro. Não deixe para a última hora, participe: www.pefparatyemfoco.com.br/regulamento-2020 .

Festival internacional de Fotografia realizado anualmente em Paraty, cidade histórica no Estado do Rio.

Festival internacional de Fotografia realizado anualmente em Paraty, cidade histórica no Estado do Rio.