PEF Paraty em Foco 2021
4 min readSep 29, 2020

--

Assistência: Leonil Alves da Silva Jr

“Tão longe, Tão perto…”

Uma palavra: Essa Oficina sempre foi vivencial, mas por razões da atual situação, vamos fazê-la virtualmente. Um desafio para nós coordenadores e para os participantes. Vamos criar juntos!

Público alvo: todo mundo… que queira se aprofundar na forma de expressão mais profunda e significativa. Não é necessário ter domínio de equipamento.

Palavras Chave: criatividade, espontaneidade, quebra de paradigmas, autoconhecimento, empoderamento, linguagem imagética, narrativa temática e mais

Objetivos:

Esse workshop foi desenvolvido a partir de uma experiência com o ensino de fotografia na Imagem-Ação ao longo de anos. Sempre entendemos que as técnicas de desenvolvimento artístico e expressivo se compõem de três grandes universos — o aspecto objetivo (a técnica), o aspecto subjetivo (a visão pessoal) e a interação entre os dois — ora a técnica possibilitando o desenvolvimento da linguagem, ora a linguagem buscando e transformando o uso dessa técnica.

A facilidade de se entender o aspecto objetivo, estudá-lo e comunicá-lo se contrapõe à subjetividade angustiante decorrente da dificuldade de expressão de uma visão de mundo através das técnicas artísticas. Saber o que se quer, olhar sem a contaminação dos modelos existentes, buscar dentro d’alma um olhar mais significativo e tocante, são questões essenciais do Descondicionamento do Olhar.

Idealização e realização devem estar em sincronia, possibilitando, assim, uma produtividade criativa e transformadora.

O objetivo maior desse trabalho é proporcionar ao indivíduo o delicado e rico encontro com a sua própria pessoa e suas possibilidades de experimentar a sensação de regozijo ao se perceber um ser crítico e transformador em seu universo pessoal e social.

Metodologia:

O trabalho está voltado para a recuperação do ser consciente e a revisão dos valores internalizados e significativos que vão estreitar a relação intelecto/emoção, restituindo aos participantes um instrumento de reflexão sobre a linguagem fotográfica. Os exercícios trabalharão, como estrutura básica do workshop, os seguintes itens: os canais de percepção, a transformação da expressão nas diferentes linguagens, a formação de conceitos, o pré-conceito e a intuição, a conceituação e a percepção, os estados emocionais e as distâncias, a leitura de símbolos e signos, a leitura não verbal, o ritmo e o tempo psicológico, a síntese, a ocupação do espaço, a composição e o equilíbrio etc. Não é uma oficina que trabalha com o desenvolvimento técnico.

Formato: Este workshop tem uma carga horária de XX horas em 3 dias consecutivos.

Nota importante: serão enviadas tarefas e textos antecipadamente aos participantes.

Datas e horários:

Sábado 24 de outubro das 14:30h às 18h

Domingo 25de outubro das 9:30h às 13h

Vagas: 12

Valor: R$ 450,00, reserve sua vaga: https://www.escolaportfolio.com.br/curso/descondicionamento-do-olhar/

Claudio Feijó, é pedagogo, psicólogo clínico e fotógrafo; ex-diretor e professor da Escola de Fotografia Imagem-Ação desde 1972; tem vasta experiência na área de ensino (como professor, diretor, orientador educacional e colaborador); foi consultor técnico da Polaroid do Brasil de 1989 à 1999; tem trabalhos fotográficos na Polaroid World Collection , na Coleção Masp-Pirelli, na Fototeca Cubana, além de em diversas coleções particulares; ainda na área de fotografia, foi premiado pelo Banco Real/ Fundação Roberto Marinho e com a Bolsa Marc Ferrez/Funarte; tem coordenado a Oficina Descondicionamento do Olhar desde 1978 ou 2019, por todo o país, nas mais diversas áreas de atuação (corporativa, educacional e de desenvolvimento criativo).claudiofeijo46@gmail.com

Leonil Junior, é nascido e criado em meio a devoção popular, atualmente desenvolve trabalhos de fotografia documental, participou da 2ªTemporada do programa Arte na Fotografia do canal Arte1, anda pelo Brasil registrando as manifestações culturais que estão ligadas a fé e ao sagrado, entre seus trabalhos um dos mais relevantes está o “Brasil, do sagrado ao profano”.

Realizou diversas exposições e mostras do seu trabalho pelo Brasil e pelo mundo, sendo algumas: “Brasil, uma aldeia multiétnica” no Museu Republicano Paulista, da Universidade de São Paulo. “Rosário dos Pretos no Sesc e rodou em turnê pela Europa com a exposição Brazil, from Sacred to Profane, passando pela Inglaterra e Bélgica.

--

--

PEF Paraty em Foco 2021

Festival internacional de Fotografia realizado anualmente em Paraty, cidade histórica no Estado do Rio.